sexta-feira, 13 de março de 2009

Análise objectiva

O que é?
A Casa-Museu Soledade Malvar localiza-se no centro de Famalicão na Avenida 25 de Abril, n.º 104, foi inaugurada em 29 de Setembro de 2002. Para além da exposição permanente do espólio, a Casa-Museu dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.


O que faz?
Este museu tem o compromisso de divulgar e perpetuar o trabalho da vida de Soledade Malvar e o seu desejo pelo empenho na arte, transmitindo a sua vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária, que lhe permitiram ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada. Para além disto, tendo em conta o gosto pela arte, o museu possuiu também uma galeria de exposições temporárias destinada á divulgação de novos artistas, ajudando-os na venda dos quadros.

Qual a sua história?
Maria da Soledade Ramos Malvar Osório, de descendência espanhola, nasceu a 19 de Agosto de 1909, na Quinta da Portela, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão. Desde criança que Soledade Malvar sonhava ser artista - chegou mesmo a receber aulas de canto - mas foi a arte das antiguidades que lhe proporcionou a sua realização pessoal e profissional. Por ela se apaixonou e aí encontrou oportunidade para concretizar os seus anseios.
Após a morte de seu marido, ela assumiu os negócios da família, tornando-se a primeira mulher em Portugal a negociar Antiguidades. A vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária aliada à convivência social, mas sobretudo a devoção à arte, e ao gosto pela leitura - íntima companheira de toda a sua vida - permitiram-lhe ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada, onde as jóias em ouro e prata, as faianças e a pintura convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e a arte sacra, onde se destaca uma imagem do séc. XVI.A ideia de doar ao povo o fruto do seu trabalho acompanhava-a há muitos anos. A conjugação de vários factores proporcionou que este seu desejo se consumasse através de um acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que consignou o compromisso da autarquia em construir uma Casa Museu, mediante a cedência da sua colecção de arte e do imóvel que o acolhe, projectado pelo Arq. Eduardo Martins e construído nos anos de 1955/57, pelo Eng. Pinheiro Braga.
Assim, a gestão e conservação deste espólio encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que mantêm o compromisso de divulgar e não deixar morrer o trabalho da vida de Soledade Malvar e o seu desejo pelo empenho na arte.

O que diz? E como diz?
Esta casa museu representa a vida e dedicação de Soledade Malvar pela Arte e pelo estudo das antiguidades, afinal são elas que nos contam as histórias do passado e da evolução da arte.
Assim, os principais pontos da sua divulgação passa por transmitir e preservar todo o espólio patente, tal como uma vasta memória visual, quer inserida na evolução da Arte dos séc. XVI ao séc. XIX. Este espaço desempenha um papel importante como fonte de informação histórica contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas escolares, pessoais e profissionais. Desta forma, a sua próxima relação com o âmbito pedagógico tem conquistado e sensibilizado um público mais jovem e incentivado o seu gosto pela arte.
No entanto, a única informação existente sobre o museu encontra no portal do cidadão de V.N. de Famalicão, juntamente com os restantes museu desta cidade. Trata-se apenas de um pequeno texto introdutório ao museu, onde estão presentes o horários de funcionamento. Normalmente a divulgação de actividades e exposições é feita conjuntamente com outras programações na agenda cultura mensal da cidade.


Segundo contacto

No passado dia 11 (quarta-feira), fui a uma nova reunião onde pode ver de perto todo o espólio da casa museu Soledade Malvar, e apresentar um documento onde apresento a proposta de trabalho, os meus objectivos e alguns meios possiveis para a resolução dos problemas existentes, bem como a estruturação do projecto:


“Design Gráfico como intervenção para o desenvolvimento cultural”

Esta proposta tem como principal objectivo a construção de um projecto que fomente o nosso desenvolvimento pessoal e profissional como designer, testando o sentido de autonomia, pro-actividade e empreendedorismo total. Pretende-se assim, discutir alguns aspectos do projecto, a sua exposição teórica, contextualização e investigação, bem como a organização, administração e execução de todas as fases metodológicas.


Objectivos do projecto:
- O desenvolvimento de uma nova estratégia de comunicação para a representação da casa museu Soledade Malvar, localizada na Avenida 25 de Abril, n.º104 no centro do município. Inicialmente será desenvolvida uma análise relativamente ao posicionamento da instituição que será suportada em todo um trabalho de investigação de estratégias e mercado já existente nesta área, bem como as possíveis áreas de inovação;
- Desenvolvimento de uma linguagem e vocabulário gráfico próprios devidamente fundamentados e argumentados conceptualmente em todas as fases do projecto, bem como a coordenação e analise do feedback dentro de uma equipa de trabalho;
- Criação de uma Identidade Corporativa que represente a Casa Museu e elaboração de novos meios de divulgação que respondam as suas necessidades comunicativas e confiram reconhecimento não só a nível municipal como nacional;
- Divulgação do espólio cedido por Soledade Malvar, bem como as actividades e exposições patentes;
- Motivação do gosto pela Arte, pela Cultura e pela Inovação. Incentivar jovens criadores e artistas da cidade e arredores a divulgar os seus trabalhos;


Meios possíveis para alcançar os objectivos:
- Criação de uma imagem de marca e de toda a documentação interna (economato) necessária para a comunicação do Museu;
- Desenvolvimento de um espaço na rede de Internet de divulgação do museu, o seu espólio e actividades;
- Divulgação exterior através de Mupis, Baners, cartazes, folhetos informativos… ou outros meios como vídeo ou rádio
- preparação e divulgação de actividades dinamizadoras como pequenas palestras, exposições e concursos, promovendo a interacção das escolas e habitantes do concelho com o museu.
Um dos concursos possíveis seria a realização de uma exposição composta por obras inspiradas em objectos do espólio exposto na casa museu. Desta forma, pretende-se levar as pessoas a conhecer o museu, a investigar e se envolver com a historia dos objectos que Soledade Malvar tão apaixonadamente seleccionou ao longo do seu trabalho. Seria uma boa oportunidade para celebrar o centésimo aniversário do seu nascimento.


Estrutura do desenvolvimento do projecto:
1.ª fase (4 a 26 Março)
1- Enquadramento teórico-prático e áreas específicas de investigação.
1.1- Enquadramento teórico-prático do projecto e definição de metodologia.
1.2- Estado da arte, base de casos possíveis, estudos de caso.
1.3- Análise comparativa dos estudos de caso: decisão sobre as áreas específicas a investigar.
1.4- Relatório do projecto.

2.ª fase (27 de Março a meados Maio)
2- Realização do projecto
2.1- Definição de metodologias especificas do Design, e sua aplicação no âmbito do projecto.
2.2- Realização do projecto (teórico e prático).
2.3- Relatório do projecto.

3.ª fase (até 11 de Junho)
3- Comunicação, Disseminação, Avaliação e Conclusões
3.1- Avaliação do projecto.
3.2- Redefinição teórica dos pressupostos iniciais.
3.3- Disseminação permanente dos resultados.
3.4- Desenvolvimento do documento final
3.5- Apresentação e exposição pública final do projecto.


Informações necessárias para o desenvolvimento da 1ª fase:
- Biografia e dados referentes Soledade Malvar;
- Mensagem que o museu quer transmitir;
- Objectivos da instituição;
- Espólio existente e as suas características;
- Recolha fotográfica existente (ou a possibilidade de uma nova recolha);
- Necessidades do museu;
- Métodos e meios utilizados para a divulgação e comunicação do museu ( como comunica?):
- Apoios e parceiros, bem como os recursos orçamentais disponíveis;
- Edições realizadas e documentação existente relativa à instituição (cartazes, folhetos informativos… ;
- Características da casa museu;


segunda-feira, 9 de março de 2009

Casa Museu Soledade Malvar










casa museu Soledade Malvar









interior da casa museu . espólio




A Casa-Museu Soledade Malvar localiza-se no centro de Famalicão na Avenida 25 de Abril, n.º 104, foi inaugurada em 29 de Setembro de 2002. Para além da exposição permanente do espólio, a Casa-Museu dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.

Maria da Soledade Ramos Malvar Osório nasceu a 19 de Agosto de 1909, na Quinta da Portela, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão. Desde criança que Soledade Malvar sonhava ser artista - chegou mesmo a receber aulas de canto - mas foi a arte das antiguidades que lhe proporcionou a sua realização pessoal e profissional. Por ela se apaixonou e aí encontrou oportunidade para concretizar os seus anseios.A vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária aliada à convivência social, mas sobretudo a devoção à arte, e ao gosto pela leitura - íntima companheira de toda a sua vida - permitiram-lhe ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada, onde as jóias em ouro e prata, as faianças e a pintura convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e a arte sacra, onde se destaca uma imagem do séc. XVI.

Soledade fica na história da cidade por ter sido a criadora da loja de antiguidades Bric-à-Brac, na Avenida 25 de Abril, estabelecimento que chamava à cidade elites culturais do país. Figuras como Francisco Sá Carneiro contavam-se entre os seus clientes.

A ideia de doar ao povo o fruto do seu trabalho acompanhava-a há muitos anos. A conjugação de vários factores proporcionou que este seu desejo se consumasse através de um acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que consignou o compromisso da autarquia em construir uma Casa-Museu, mediante a cedência da sua colecção de arte e do imóvel que o acolhe, projectado pelo Arq. Eduardo Martins e construído nos anos de 1955/57, pelo Eng. Pinheiro Braga.

Assim, a gestão e conservação deste espólio encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que mantêm o compromisso de divulgar e não deixar morrer o trabalho da vida de Soledade Malvar e o seu desejo pelo empenho na arte. Desta forma a casa museu pode ser visitada gratuitamente de terças a sextas feiras e no primeiro fim-de-semana de cada mês.


E-MAIL: soledademalvar@vilanovadefamalicao.org



Primeiro Contacto

Numa primeira abordagem ao museu foi obtido um bom feedback. No passado dia quatro de Março (quarta-feira), tive a possibilidade de contactar com o responsável pela casa museu Soledade Malvar, ao qual apresentei a minha opinião em relação á divulgação do museu e dos seus variados projectos.
Este se mostrou muito prestável para o esclarecimento de qualquer dúvida e para o acompanhamento e discussão do projecto.
Os factores que me levaram a esta escolha deve-se a alguns problemas existentes nos meios de divulgação do espólio e actividades realizadas pelo museu, bem como a falta de um sítio na Web que permita aos seus utilizadores uma constante informação em relação as obras expostas. Parece-me bastante importante a resolução destes problemas visto que este museu desempenha um papel muito importante não só no que se refere à preservação de todo um riquíssimo espolio artístico como também pelo apoio a novos criadores, que vêem neste lugar um local de excelência para a exibição dos seus trabalhos.
Este primeiro contacto serviu para poder obter “luz verde” para a realização do projecto e assim iniciar todo um processo de desenvolvimento e pesquisa. Desta forma, e para uma analise mais pormenorizada do espaço e do espólio foi marcada uma nova reunião para o próximo dia 11, quarta-feira, onde serão discutidos os objectivos do projecto e analisadas as necessidades comunicativas do museu, tal como outros aspectos referentes a actividades programadas e novos ideias para divulgação destas.

Projecto Individual - Enquadramento teórico-prático

Este projecto tem como principal objectivo o nosso desenvolvimento pessoal e profissional como designer, testando o nosso sentido de autonomia e empreendedorismo total. Por isso, este espaço destina-se a funcionar como um atelier, onde gostaria de receber opiniões e discutir alguns aspectos do projecto, a sua exposição teórica, contextualização e investigação, bem como a organização, administração e execução de todas as fases do projecto.