No passado dia 11 (quarta-feira), fui a uma nova reunião onde pode ver de perto todo o espólio da casa museu Soledade Malvar, e apresentar um documento onde apresento a proposta de trabalho, os meus objectivos e alguns meios possiveis para a resolução dos problemas existentes, bem como a estruturação do projecto:
“Design Gráfico como intervenção para o desenvolvimento cultural”
Esta proposta tem como principal objectivo a construção de um projecto que fomente o nosso desenvolvimento pessoal e profissional como designer, testando o sentido de autonomia, pro-actividade e empreendedorismo total. Pretende-se assim, discutir alguns aspectos do projecto, a sua exposição teórica, contextualização e investigação, bem como a organização, administração e execução de todas as fases metodológicas.
Objectivos do projecto:
- O desenvolvimento de uma nova estratégia de comunicação para a representação da casa museu Soledade Malvar, localizada na Avenida 25 de Abril, n.º104 no centro do município. Inicialmente será desenvolvida uma análise relativamente ao posicionamento da instituição que será suportada em todo um trabalho de investigação de estratégias e mercado já existente nesta área, bem como as possíveis áreas de inovação;
- Desenvolvimento de uma linguagem e vocabulário gráfico próprios devidamente fundamentados e argumentados conceptualmente em todas as fases do projecto, bem como a coordenação e analise do feedback dentro de uma equipa de trabalho;
- Criação de uma Identidade Corporativa que represente a Casa Museu e elaboração de novos meios de divulgação que respondam as suas necessidades comunicativas e confiram reconhecimento não só a nível municipal como nacional;
- Divulgação do espólio cedido por Soledade Malvar, bem como as actividades e exposições patentes;
- Motivação do gosto pela Arte, pela Cultura e pela Inovação. Incentivar jovens criadores e artistas da cidade e arredores a divulgar os seus trabalhos;
Meios possíveis para alcançar os objectivos:
- Criação de uma imagem de marca e de toda a documentação interna (economato) necessária para a comunicação do Museu;
- Desenvolvimento de um espaço na rede de Internet de divulgação do museu, o seu espólio e actividades;
- Divulgação exterior através de Mupis, Baners, cartazes, folhetos informativos… ou outros meios como vídeo ou rádio
- preparação e divulgação de actividades dinamizadoras como pequenas palestras, exposições e concursos, promovendo a interacção das escolas e habitantes do concelho com o museu.
Um dos concursos possíveis seria a realização de uma exposição composta por obras inspiradas em objectos do espólio exposto na casa museu. Desta forma, pretende-se levar as pessoas a conhecer o museu, a investigar e se envolver com a historia dos objectos que Soledade Malvar tão apaixonadamente seleccionou ao longo do seu trabalho. Seria uma boa oportunidade para celebrar o centésimo aniversário do seu nascimento.
Estrutura do desenvolvimento do projecto:
1.ª fase (4 a 26 Março)
1- Enquadramento teórico-prático e áreas específicas de investigação.
1.1- Enquadramento teórico-prático do projecto e definição de metodologia.
1.2- Estado da arte, base de casos possíveis, estudos de caso.
1.3- Análise comparativa dos estudos de caso: decisão sobre as áreas específicas a investigar.
1.4- Relatório do projecto.
2.ª fase (27 de Março a meados Maio)
2- Realização do projecto
2.1- Definição de metodologias especificas do Design, e sua aplicação no âmbito do projecto.
2.2- Realização do projecto (teórico e prático).
2.3- Relatório do projecto.
3.ª fase (até 11 de Junho)
3- Comunicação, Disseminação, Avaliação e Conclusões
3.1- Avaliação do projecto.
3.2- Redefinição teórica dos pressupostos iniciais.
3.3- Disseminação permanente dos resultados.
3.4- Desenvolvimento do documento final
3.5- Apresentação e exposição pública final do projecto.
Informações necessárias para o desenvolvimento da 1ª fase:
- Biografia e dados referentes Soledade Malvar;
- Mensagem que o museu quer transmitir;
- Objectivos da instituição;
- Espólio existente e as suas características;
- Recolha fotográfica existente (ou a possibilidade de uma nova recolha);
- Necessidades do museu;
- Métodos e meios utilizados para a divulgação e comunicação do museu ( como comunica?):
- Apoios e parceiros, bem como os recursos orçamentais disponíveis;
- Edições realizadas e documentação existente relativa à instituição (cartazes, folhetos informativos… ;
- Características da casa museu;
sexta-feira, 13 de março de 2009
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