sexta-feira, 13 de março de 2009

Análise objectiva

O que é?
A Casa-Museu Soledade Malvar localiza-se no centro de Famalicão na Avenida 25 de Abril, n.º 104, foi inaugurada em 29 de Setembro de 2002. Para além da exposição permanente do espólio, a Casa-Museu dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.


O que faz?
Este museu tem o compromisso de divulgar e perpetuar o trabalho da vida de Soledade Malvar e o seu desejo pelo empenho na arte, transmitindo a sua vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária, que lhe permitiram ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada. Para além disto, tendo em conta o gosto pela arte, o museu possuiu também uma galeria de exposições temporárias destinada á divulgação de novos artistas, ajudando-os na venda dos quadros.

Qual a sua história?
Maria da Soledade Ramos Malvar Osório, de descendência espanhola, nasceu a 19 de Agosto de 1909, na Quinta da Portela, freguesia de Antas, concelho de Vila Nova de Famalicão. Desde criança que Soledade Malvar sonhava ser artista - chegou mesmo a receber aulas de canto - mas foi a arte das antiguidades que lhe proporcionou a sua realização pessoal e profissional. Por ela se apaixonou e aí encontrou oportunidade para concretizar os seus anseios.
Após a morte de seu marido, ela assumiu os negócios da família, tornando-se a primeira mulher em Portugal a negociar Antiguidades. A vivência cultural e a rica experiência profissional de antiquária aliada à convivência social, mas sobretudo a devoção à arte, e ao gosto pela leitura - íntima companheira de toda a sua vida - permitiram-lhe ir seleccionando com paixão, mas também com sabedoria e rigor uma colecção de arte, riquíssima, original e diversificada, onde as jóias em ouro e prata, as faianças e a pintura convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e a arte sacra, onde se destaca uma imagem do séc. XVI.A ideia de doar ao povo o fruto do seu trabalho acompanhava-a há muitos anos. A conjugação de vários factores proporcionou que este seu desejo se consumasse através de um acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que consignou o compromisso da autarquia em construir uma Casa Museu, mediante a cedência da sua colecção de arte e do imóvel que o acolhe, projectado pelo Arq. Eduardo Martins e construído nos anos de 1955/57, pelo Eng. Pinheiro Braga.
Assim, a gestão e conservação deste espólio encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que mantêm o compromisso de divulgar e não deixar morrer o trabalho da vida de Soledade Malvar e o seu desejo pelo empenho na arte.

O que diz? E como diz?
Esta casa museu representa a vida e dedicação de Soledade Malvar pela Arte e pelo estudo das antiguidades, afinal são elas que nos contam as histórias do passado e da evolução da arte.
Assim, os principais pontos da sua divulgação passa por transmitir e preservar todo o espólio patente, tal como uma vasta memória visual, quer inserida na evolução da Arte dos séc. XVI ao séc. XIX. Este espaço desempenha um papel importante como fonte de informação histórica contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas escolares, pessoais e profissionais. Desta forma, a sua próxima relação com o âmbito pedagógico tem conquistado e sensibilizado um público mais jovem e incentivado o seu gosto pela arte.
No entanto, a única informação existente sobre o museu encontra no portal do cidadão de V.N. de Famalicão, juntamente com os restantes museu desta cidade. Trata-se apenas de um pequeno texto introdutório ao museu, onde estão presentes o horários de funcionamento. Normalmente a divulgação de actividades e exposições é feita conjuntamente com outras programações na agenda cultura mensal da cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário